20031016

Exatas si, pero no mucho

Bem... tem sempre aqueles que dizem que computação e suas derivativas são ciências exatas...
Ciência da Computação eu posso até concordar, afinal, foi o curso que graduei e a base lógico-filosófico-matemática é muito alta... e podemos provar tudo quanto é coisas que estudamos.
mas quando se trata do resto...
Vejo que o grande problema que sofremos hoje em dia são os sistemas em camadas. Software estão dependendo de Bibliotecas que dependem de drivers que dependem de sistemas operacionais que dependem de hardware.
Quando o hardware é mal projetado, o sistema operacional fica tosco, os drivers funcionam daquele jeito, as bibliotecas são incompletas e o software, que pela Ciência da Computação, deveria ser ideal, se torna uma colcha de retalhos tão grande que não conseguimos definir o problema. E o que era pra ser exato vira acochambração, deve-se, com jeitinho, arrumar as coisas e fazê-las funcionar. Nessa base, entra a maldita práica da tentativa e erro e, como isso torra a paciência, acabamos esquecendo de documentar algo, nos esquecendo de como fizemos para podermos fazer novamente e, como murphy é preciso, iremos precisar novamente, caímos na mesma rotina.
Adoro a Ciência da Computação, mas odeio os computadores atuais... O grande problema está em tentar mudar o que pelo mercado é imutável.
Ai que saudade da época dos MSX'zes... quando não existiam usuários.
Isso certamente faz com que percamos um pouco de nossa sanidade normal, principalmente quando ficamos até as 3 e meia da matina na empresa resolvendo pepinos que nem deveriam ter ocorrido.
Maldito seja Bill Gates. Te espero no Inferno e te farei sofrer até o resto da eternidade.
Alguém aí do Oriente Médio... pô, vocês deveriam ter jogado os aviões em Redmond, não no WTC. Pelo menos lá vocês matariam mais culpados do que (alguns) inocentes trabalhadores.