20030822

Diversão de Infância

Quarta feira, indo prum debate que ocorreu na Expo "Game O Quê?" eu e meu chefe passamos do lado do ônibus circular intermunicipal, que eu pego praticamente todo final de semana pra ir pra SP farrear com os amigos...
Então eu pensei alto: "Ó o Urubú aí", não porque ele seja ruim, mas é que a empresa chama-se Urubupungá...
Meu chefe logo exclamou: "Onde", foi quando expliquei a situação a ele e me lembrei de uma das diversões minhas de infância...
Quando pequeno costumava, aos finais de semana, posar na casa de meus avós maternos: A Dona Mendelina ( que chamávamos de "Vó Miquelina") e o Sr. Canuto.
Fora as brincadeiras de guerra (que sempre acabavam em briga), esconde-esconde, pega-pega, as construções de barracas com as lenhas (que a vó Miquelina juntava para o forno a lenha), que desmoronavam em cima da gente, as artes de marcenaria que tentávamos fazer com o serrote, o martelo e alguns pregos velhos das caixas de uva que tinham sobrado do natal (ou outra festividade), os lanches da tarde, as brigas com os vizinhos (os filhos deles), os brinquedinhos supresa "Pipo" que comprávamos a fiado no buteco da esquina (sem falar no famoso Dip 'n Lik, ou Dipiliki, como chamávamos), ao acordarmos (geralmente de sábado ou domingo) íamos caminhar com meu avô, o que sempre culminava na mesma rota: rua asfaltada -> rua de terra -> parada -> rua de terra -> rua asfaltada -> casa.
Até aí tudo bem, não fosse o fato de a parada ser o antigo matadouro municipal de Novo Horizonte (na época era o atual... e estava em funcionamento)...

Apesar do mau cheiro, meu irmão, meus primos e eu passávamos algum tempo observando os urubús comendo os restos jogados fora dos pobres animais mortos (e que virariam churrasco da família no final de semana... porque nunca ví, em Novo Horizonte, gente fazer tanto churrasco como fazíamos)... as cenas eram dantescas... porém apenas quarta feira passada percebi que me divertia com aquilo...
Quando mudaram o matadouro de lugar, perdi a vontade de posar na casa dos meus avós... (mas talvez pode ser porque eu tenha crescido e adentrado na juventude, onde minha diversão certamente era outra e a mudança foi mera coincidência... ou não?)...