20030806

Ludicismo

Hoje fomos à exposição "Game O Quê" que está em exibição no Itaú Cultural.
Apesar de Pequena, a exposição abrange quase toda a evolução dos jogos eletrônicos, peca apenas quanto aos jogos da geração 8 Bits. Não presenciei ninguém explicando a evolução dos jogos na expo... mais uma falha... porém ela está muito legal...
Participamos de um debate sobre games e a tradição de jogar, donde foi discutido um pouco se os jogos são características criadas pelos humanos para fins de sociabilização ou se são características inerentes aos seres humanos, como propõe o historiador J. HUIZINGUA.
Foi discutido a respeito do ludicismo, abrangendo jogos em geral (obviamente, muitos eram "pretendentes" a desenvolvimento de jogos eletrônicos e o assunto acabou ficando mais nessa área) e um pouco sobre a aplicabilidade do ludicismo na educação e como os educadores repudiam essa idéia, pois eles acreditam que a escola deva ser um lugar sério.
Através de Carlos Seabra, uma das pessoas do debate, fiquei sabendo que em grego o equivalente a escola significa "Lugar de Prazer", o que é difícil de acreditar no atual contexto de nossa sociedade.
A Vocês educadores, Einstein dizia que “ Brincar é a mais elevada forma de pesquisa. “... recomendo que leiam Huizingua.

Dia 17 de Agosto combinei com alguns amigos de visitarmos a expo...

Podem ficar sossegados gente... explico tudinho pra vocês... hehehe... :1)