20040220

Charlatães ou...

É curioso como muitas coisas, apesar de continuarem da mesma forma, passam a ser tratadas de maneira diferente quando passam por uma mudança de nomenclatura.
Veja, por exemplo, jogos de computador. Quando falamos em jogos de computador os mais puritanos já nos olham com aquele olhar desconfiado, rotulando-nos como nerds ou gamemaníacos, pessoas que vêem diversão numa máquina. Porém quando tratamos o mesmo tipo de produto (os jogos de computador) como Meio Eletrônico Interativo, o nome soa tão bem que até mesmo os mais puritanos gostam.
Agora, o mais interessante é o comportamento da sociedade perante esse tipo de atitude (o da mudança de nomenclatura). Por exemplo, eu lembro que assistia alguns episódios de Os Três Patetas, ou algum filme de velho oeste e via a clássica cena do vendedor com sua carruagem e seus produtos que faziam milagres (para todos os tipos). Esses, rotulados (e com razão) de charlatães foram considerados ilegais e, portanto, eram presos.
Analisem o "trabalho" dele e comparem com o de um tipo de "trabalhador" que temos hoje em dia:
- Diz que seu produto é o melhor que existe e que os outros são menos eficientes;
- Não desiste de te convencer a comprar até que você fale que volta logo ou que pensará o assunto (e ainda assim leva um cartão do indivíduo para não se esquecer;
- Tem sempre aquele sorriso "sincero" e aquele jeito "amigo" e sempre vem conversar com você como se você fosse um antigo conhecido ou um espectador de circo;
- Geralmente acaba te convencendo a comprar o produto à venda, o que te faz descobrir que comprou gato por lebre

Nada preciso dizer sobre a profissão atual a que me refiro, afinal, é trivial, porém hoje em dia é praticamente impossível se fazer a mesma coisa se você não for membro de um grupo seleto de profissionais do ramo e se você não tem um diploma de curso superior na área.
É, legalizaram esse tipo de crime e, ainda por cima montaram uma guilda e só entra nela quem fizer escola.
Estou até preocupado em colocar esse post., pois algo me indica que serei perseguido.